Nesta sexta-feira (3), os cantores e violonistas Gereba e Bule Bule apresentam o Retrato Sonoro de Canudos, na Casa da Música, em Itapuã, a partir das 14h.
O evento reúne artistas, historiadores e estudantes de escolas públicas para discutir a memória da cidade por meio de música, poesia, filmes, palestras, entre outras linguagens.

A iniciativa, gratuita, integra a quinta edição do projeto Bate-Papo Musicado, realizado pela Casa da Música – espaço cultural administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura – que promove encontros temáticos semanais intercalados com apresentações musicais.

Divido em três momentos, o projeto tem início com a reprodução em áudio de depoimentos de historiadores sobre Canudos, ao som do violão dos músicos como trilha sonora. Em seguida, Gereba canta algumas de suas composições relativas ao tema.

A segunda parte do encontro é marcada pela exibição do filme Canudos, de Cloves Vasconcelos, além de aquarelas do pintor baiano Trípoli Gaudenze.
No mesmo espaço, acontece ainda a exposição Retratos de Canudos, dos fotógrafos Antônio Olavo, Rita Barreto, Evandro Teixeira e Flávio de Barros, que recuperam os registros dos momentos finais da guerra de Canudos, em 1987.

Por fim, Gereba faz um apanhando geral sobre Antônio Conselheiro e a origem do povoado de Canudos, a partir de histórias ouvidas de parentes e descendentes diretos daqueles que lutaram na guerra – tida como o maior massacre da história brasileira, com mais de 25 mil mortos.

Encerrando o evento, o músico canta com a platéia o cordel A História Fará Sua Homenagem a Figura de Antônio Conselheiro, de sua autoria em parceria com o repentista pernambucano Ivanildo Vilanova, e fica à disposição do público para perguntas e comentários.