Com objetivo de atender à demanda, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UefS) ampliou de 40 para 60 o número de vagas do curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais, que terá aula inaugural, nesta sexta-feira (17), no Anfiteatro do Departamento de Letras e Artes.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Superintendência de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e a Pro-Reitoria de Extensão da Uefs.

Como o número de inscritos foi superior ao número de vagas, os candidatos não selecionados vão participar do curso como ouvintes, informa a Pró-reitoria de Extensão da Uefs.

As aulas estão programadas para às sextas e os sábados até 22 de novembro deste ano – num total de 80 horas presenciais e 20 horas práticas destinadas à elaboração de projeto cultural, sob orientação de um dos docentes do curso (professores doutores com atuação no âmbito acadêmico e cultural).

O curso atualiza gestores para novos conceitos do campo da cultura, visando também a formação de gestores para atuação no campo cultural, estimulando a elaboração de projetos e captação de recursos por meio de editais públicos.

No interior, os cursos no interior representam a segunda etapa de uma iniciativa da secretaria, em parceria com as seis universidades públicas do estado.Na primeira fase, 50 professores participaram das aulas do Curso de Atualização em Cultura, em Salvador.

Além de reproduzirem o curso para gestores e agentes culturais, espera-se que eles desenvolvam, nas regiões onde atuam, suas próprias pesquisas e grupos de extensão em cultura.

Os 60 selecionados vieram dos territórios de identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe, Sisal e Chapada Diamantina (Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Anguera, Antonio Cardoso, Cruz das Almas, Feira de Santana, Ichu, Ipirá, Irará, Mairi, Nova Redenção, Santo Amaro, Santo Estevão, Serra Preta, Serrinha, Tanquinho, Teofilândia, Terra Nova e Várzea da Roça).