No dia das crianças, o projeto Domingo no TCA oferece uma opção de lazer para toda a família a preços populares. É o espetáculo METEGOL, da Companhia de Teatro Intrépida Trupe, uma homenagem a paixão nacional, o futebol, que se chega pela primeira vez a Salvador no dia 12 de outubro, em duas sessões, às 11h e às 19hs. A montagem mistura futebol e circo, recriando o mundo da bola com humor e lirismo.

No palco um imenso tabuleiro de totó feito não com bonecos, mas com pessoas; jogadores de futebol voando; uma bola gigante, com acrobatas dentro e um jogo de futebol no ar com lances polêmicos da partida vistos de vários ângulos e com direito a replay. O Domingo no TCA, que está em seu segundo ano, é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado, Fundação Cultural e TCA. Os ingressos (inteira) custam R$1,00 e serão vendidos individualmente no dia do espetáculo, sempre duas horas antes de cada apresentação e com acesso imediato do público.

Com concepção de Cláudio Baltar, Renato Linhares e Valéria Martins, o 10º espetáculo da trupe carioca é dirigido por Renato Linhares e Cláudio Baltar. Indicado para todas as idades, METEGOL aborda a magia do esporte dentro e fora do campo: tanto na dinâmica do jogo e plasticidade dos movimentos dos jogadores, como na atuação vibrante da torcida e na energia do estádio cheio. “O folclore que cerca o futebol e mesmo os – muitas vezes hilários – programas de televisão especializados também não ficaram de fora”, adianta Valéria Martins.

A montagem reproduz um imenso tabuleiro de totó visto em perspectiva, criado pelos cenógrafos Israel Nunes e Zilda Moschkovich, que é onde acontece parte da ação, que se desenrola também no ar – onde os artistas “voam” suspensos por estafas, cabos e cordas – e em duas grandes redes localizadas nas laterais do espaço cênico e esticadas a 15 metros do chão por cabos de aço. Um enorme pebolim humano surge em cena dando vida aos bonequinhos de madeira na luta pelo gol. “A gente inverte no palco a situação. O jogo de mesa que simula uma partida real de futebol vira aqui o contrário, com pessoas reais simulando o jogo de mesa”, compara Cláudio Baltar.

Domingo no TCA

É um dos principais projetos da nova gestão do Teatro Castro Alves e cumpre uma das metas mais importantes: permitir que o grande público tenha acesso ao teatro. Com onze edições de sucesso realizadas durante 2007, o projeto reuniu mais de 12 mil pessoas, que assistiram a espetáculos de qualidade e de diversos gêneros, ao preço de um real, sempre nas manhãs de domingo. Grande parte desse público estava indo pela primeira vez ao TCA. A proposta deu seguimento este ano com um novo horário, 11 da manhã, e o mesmo sucesso. Um domingo por mês, o teatro abre suas portas, com os ingressos vendidos em um sistema especial criado pelo Teatro, de compra e acesso imediatos, evitando a ação de cambistas.