Ampliar ações artístico-culturais no Pelourinho. Este é o objetivo do Edital To no Pelô – Apoio à Dinamização Artístico-cultural do Pelourinho, que encerra as inscrições nesta segunda-feira (3).

O Edital é financiado pelo Fundo de Cultura, por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Os projetos serão divididos em três categorias – Ocupação de Largos, com shows e espetáculos de curta e longa duração, contemplando diversas linguagens artísticas, Intervenções Urbanas, seleção de projetos de artes visuais para espaços públicos do Pelourinho e adjacências, e Cultura e Cidadania, para realização de ações continuadas que promovam cidadania, educação e inclusão social por meio da cultura.

Mais de 20 projetos serão selecionados entre as três categorias previstas, somando um investimento total de R$ 2,4 milhões. Para os largos do Pelourinho, estão previstas aproximadamente 130 apresentações, de março a dezembro de 2009.

Para Ivanna Soutto, os editais têm um papel estratégico para a Cultura. "Começamos a atuar de forma mais articulada na região. Com os editais, manteremos uma programação cultural contínua nos largos do Pelourinho", observa.

A iniciativa também visa fidelizar o público do Pelô. As tentativas têm dado certo por meio da realização de projetos regulares, em parceria com outras unidades da Secretaria de Cultura (Secult).

Os projetos Quinta da Dança (Funceb), Jornada de Literatura (FPC), Feiras Criativas, Pinte no Pelô (MAM/Ipac), Tem Teatro no Pelô (Funceb) e Se é Bom a Gente Toca (Irdeb) estão inseridos neste modelo.

Com o edital, a programação do Programa Pelourinho Cultural se insere na política de editais, com um trabalho conjunto entre a Funceb e o Ipac. A iniciativa representa uma transição do formato atual, em que o Estado produz e executa a programação cultural, para um novo modelo, que prevê maior participação de artistas e produtores independentes.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão indicada pela sociedade civil. Mais informações, no site www.funceb.ba.gov.br.