Três filmes raros do grande cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder ganham exibição, na Sala Alexandre Robatto, nos Barris, desta sexta-feira (3) até dia 9 de outubro, com entrada franca.

Entre os destaques do ciclo, estão Assado Satânico (às 17h30) e O Medo Corrói a Alma (às 20h), além do documentário Não quero apenas que vocês me amem, de Hans Gunther Pflaum, que será exibido na sessão das 15h, exceto no dia 4, data de mais uma versão do projeto Cinema no Vestibular, que inicia o mês com o filme de Guel Arraes Caramuru – A Invenção do Brasil, às 14h.

O documentário Não quero apenas que vocês me amem é sobre a vida de Fassbinder, realizado por ocasião do décimo aniversário de sua morte, pelo cineasta conterrâneo. Assado Satânico narra a história de um artista contemporâneo chamado Walter Kranz.

No passado, ele chegara a escrever uns poemas muito bonitos, mas um dia, resolveu engajar-se politicamente, na qualidade de poeta, e escreveu odes a Cuba. Depois não consegue mais escrever. Quando, num dia lá compõe um belo poema, acaba descobrindo que ele já tinha sido escrito antes por um outro poeta alemão, Stefan George.

A obra de Fassbinder O Medo Corrói a Alma focaliza uma mulher alemã que se sente sozinha e tem um caso com um mecânico marroquino muito mais jovem, El Hedi Ben Salem. Eles se casam apesar de todos em sua volta ficarem chocados com a diferença de idade. A exposição do preconceito parece a intenção dessa fita de 1973, com elenco formado por Brigitte Mira, El Hedi Ben Salem e Barbara Valentin.