Nesta quinta-feira (30), às 19h, na Galeria Xisto Bahia, será inaugurada a exposição Imagem em 5 Quadrinhos. A mostra vai integrar a programação do 12º Festival Nacional Imagem em 5 Minutos, que acontecerá entre 10 e 15 de novembro, nas Salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, uma iniciativa da Diretoria de Audiovisual (Dimas), Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb, unidades da Secretaria da Cultura (Secult).

Essa é a primeira vez que uma exposição do gênero participa do evento. A visitação, gratuita, será desta sexta-feira (31) ao dia 16 de novembro, de segunda a sexta, das 9 às 21h, e sábado, domingo e feriados, das 16 às 21h.

A exposição é coletiva, apresentando trabalhos selecionados por uma comissão especializada, indicada pela Diretoria de Artes Visuais da Funceb. Serão expostas ao público duas modalidades – seqüências de cinco quadrinhos com temática livre, e cartum – imagem única, com tema ligado ao festival (vídeo, televisão, cinema, monitor de computador, games ou imagem e, movimento).

A mostra foi concebida tendo como ponto de partida as aproximações entre a arte sequencial e a imagem em movimento do cinema, do vídeo e, mais recentemente, da imagem digital e dos games computadorizados.

Realizada a partir da parceria entre a Diretoria de Artes Visuais da Funceb e a Oficina HQ, a mostra apresenta a produção de jovens artistas, cujo humor comenta criticamente a influência, a magia e a presença da imagem em movimento no cotidiano.

História

O Cartum e as Histórias em Quadrinhos são duas formas de expressão gráfica que se desenvolveram com os avanços tecnológicos surgidos a partir do final do século 19, os quais favoreceram o posterior desenvolvimento das indústrias do disco, do rádio, do cinema, da televisão e possibilitaram o nascimento de jornais de grandes tiragens com a novidade do uso de cores.

Assim surgiram as Histórias em Quadrinhos (HQ) da forma como conhecemos hoje, por intermédio dos suplementos dominicais ilustrados da imprensa norte-americana, fenômeno retumbante de sucesso e popularidade que se desenvolveu ao alongo do século 20 juntamente com o cinema e o jazz, nascidos ao mesmo tempo que as HQ.

Artistas Selecionados

Alam da Silva Sampaio (A S)
Alexandro Trindade
Alexandre da Costa Cabral (Aleco)
Cícero Matos Oliveira (Cmatos)
Diego de Jesus Cardoso
Edmundo Luiz Silva Simas
Elton Carlos Ribeiro de Almeida
Emanoel Arnoldo Meireles Caria
Marcelo Nepomuceno Pereira (Lelo Nepomuski)
Marcos Mário de Souza Santos
Marilton Rodrigues
Matheus Cerqueira (Theu Cerqueira)
Paulo Roberto M. Serra
Rodrigo Minêu
Sávio Queiroz Lima (Sávio Roz)
Ulisses Pires Almeida