Promover o acesso ao livro, à leitura e à literatura é o objetivo da Jornada de Literatura da Fundação Pedro Calmon, que entre os dias 16 e 17 deste mês visita a cidade de Irará, a 128 quilômetros de Salvador. Coordenada pelo Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL), este ano, a jornada já passou por cidades como Camamu, Igrapiúna, Feira de Santana e Cachoeira, dentre outras, sempre com a proposta de incentivar a leitura e valorizar a cultura local.

No dia 16, as atividades começam às 8h30, em frente à sede da Filarmônica de Irará, que faz uma apresentação. Em seguida, acontece, às 10h, o debate De Lá pra Cá, Literatura em Irará, com Denise Valverde e Mirian Santana Benevides.

Todas as atividades são gratuitas para a comunidade. Ainda no final da manhã (12h), o público acompanha uma das manifestações culturais locais (burrinha) e a abertura da Feira de Livros promovida pelos estudantes de Irará.

A partir das 14h, o Colégio Social, o Centro de Juventude e a sede da filarmônica serão palcos para as oficinas de criação de textos em cordel, xilogravura, rap, contação de histórias e criação literária em poesia, direcionadas a todas as idades.

No dia 17, a partir das 9h, o Colégio Social recebe o grupo cultural Lindroamor, seguido da apresentação dos resultados das oficinas e entrega do kit-livro à biblioteca da cidade, encerrando a programação.