Os blocos carnavalescos de matriz africana interessados em participar do Programa de Fomento Carnaval Ouro Negro 2009 devem se cadastrar entre os dias 20 e 24 deste mês, na sede do Pelourinho Cultural (Largo do Pelourinho, casa 12, térreo).

As entidades que participaram da primeira edição do programa, este ano, precisam efetuar novo cadastro para garantir a presença na segunda.

Criado em novembro do ano passado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), o programa tem por finalidade apoiar financeiramente o desfile das entidades carnavalescas de matriz africana, além de capacitar dirigentes das associações em gestão e empreendedorismo e de promover uma maior visibilidade desses blocos, que são um dos componentes mais relevantes na tradição do Carnaval de Salvador.

Os recursos oriundos do programa se destinam à aquisição e à contratação de material, insumos e serviços necessários para a composição da proposta estética e cultural da entidade.

No Carnaval 2008, a Secult apoiou os desfiles de 104 blocos de matriz africana, investindo R$3,6 milhões, em aportes que variaram de R$15 a R$100 mil.

Documentação exigida

  • Cópia e original do estatuto ou ata de fundação da entidade;
  • RG e CPF de dois representantes legais (original e cópia);
  • Certidão de adimplência com a Secretaria da Fazenda Estadual, Receita Federal, INSS e FGTS;
  • Preenchimento do formulário para cadastro das entidades carnavalescas;
  • Relação de despesas a serem cobertas pelo valor pleiteado;
  • Declaração do presidente ou ocupante do cargo equivalente da associação de que não é servidor público estadual e de que não existe servidor público na administração ou gerência da associação bloco ou organização

Calendário de cadastramento

DataEntidadeHorário
20/10Blocos de índios e Samba9 às 12h e das 14 às 17h30
21 e 22/10Afoxés9 às 12h e das 14 às 17h30
23/10Afro/Reggae (de A a C)9 às 12h e das 14 às 17h30
24/10Afro/Reggae (de D a Z)9 às 12h e das 14 às 17h30

Mais informações pelo telefone (71) 3116-4078 ou no site www.cultura.ba.gov.br