Quem passou pelo Largo Tereza Batista, na sexta-feira (17), pôde conferir de perto um verdadeiro baile dançante, ao som da boa música negra brasileira.

O programa 16 Toneladas, do projeto Se é Bom a Gente Toca – Educadora FM no Pelô, foi apresentado ao vivo pelos DJs Mário Sartorello e Maira Cristina direto do Pelourinho, atraindo uma média de 1.200 pessoas.

O professor de dança de salão, Sandro Guedes, abriu a pista, às 19h, e ensinou passos de samba-rock para o público que já chegava ao local.

Às 21h, o 16 Toneladas entrou no ar, com os apresentadores Maira e Sartorello, que fizeram o público cantar e dançar no balanço da black music.

Além dos DJs, atrações como as intervenções visuais do vídeo-artista Marcondes Dourado, concurso de dança, o Som do Roque e o show do cantor, compositor e percussionista Peu Meurray – que encerrou a noite em grande estilo.

O sucesso das duas primeiras edições do projeto – a primeira aconteceu no em setembro, com o programa Evolução Hip Hop – dá sinais de como serão as próximas edições. Em parceria com o Pelourinho Cultural, o projeto acontece uma vez por mês, com temas diferentes.

“O objetivo é levar a rádio pública para perto da sociedade e provocar interatividade com o público”, afirma Maira Cristina, jornalista e apresentadora do programa.

Já Sartorello, que também é diretor da rádio, comemora a volta do Baile Black. “Foram quatro anos sem acontecer. Agora, ele volta inserido num projeto ainda maior, que envolve outros programas da rádio”, explica.

Segundo ele, a idéia é aproximar o ouvinte dos realizadores dos seus programas preferidos e transformar isso numa grande festa ao vivo, onde todos participam e curtem juntos.

“Nos sentimos parte dessa nova fase do Pelourinho que, agora, apresenta uma nova roupagem. A gente espera continuar essa parceira com o Pelourinho Cultural em 2009”, afirma Sartorello.

A expectativa agora é com os programas Rádio África, Encontro com o Chorinho, No Balanço do Reggae e Tambores da Liberdade.