O Governo da Bahia liberou recursos da ordem de R$ 938,5 mil para obras de implantação de 389 sanitários residenciais, 289 cisternas, cinco sistemas convencionais de abastecimento de água e de três barragens, em comunidades rurais de 24 municípios, localizados em várias regiões do estado.

As autorizações foram assinadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). A totalidade das obras autorizadas vai beneficiar mais de 1.850 famílias.

A CAR autorizou também a liberação de R$ 61,2 mil destinados à construção de um mercado municipal para a comunidade de Água Preta, em Gandu, e de R$ R$ 75,9 mil para implantação de um módulo na feira, com 28 boxes, da comunidade de Aracy Mendes Lins, no município de Conde.

A companhia liberou ainda parcela de recursos no total de R$ 110,6 mil para três projetos de mecanização agrícola, com garagem, nas comunidades de Patos, em Santana, Agrovila 1 (Serra do Ramalho) e Tabuleiro (Crisópolis), que, juntos, beneficiarão 460 famílias.

Também serão construídas duas pontes de concreto nas comunidades de Mutuca, em Novo Horizonte, e de Contagem, em Rio do Piresa.

A maior parte do montante liberado – pouco mais de R$ 315 mil, no âmbito do Programa Produzir – foi destinada para a construção de sanitários residenciais.

Serão beneficiadas as comunidades de Bravo, em Serra Preta, com 69 unidades, a sede de Rio de Contas (80), Ingrunado, em Ibicuí (45), Porto Alegre, em Maracás (65), São José, em Cotegipe (60), e Paraíso, em Jacobina (70).

O Programa Produzir, cujo objetivo é o de reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres, financia projetos comunitários nas áreas social, de infra-estrutura e produção.

Os recursos financeiros são do Banco Mundial e do Governo do Estado e toda a coordenação técnica é de responsabilidade da CAR.

Executado no estado desde 1996, suas ações integram uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural, implementada pelo Bird e governos estaduais da região Nordeste do Brasil.