A Secretaria Estadual da Educação (SEC) lançou o desafio e buscará, por meio de parcerias com as universidades públicas no estado e com os 417 municípios, atender até 2011, com formação inicial, pelo menos 39 mil professores das redes públicas estadual e municipais.

Na manhã desta sexta-feira (31), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), aconteceu o lançamento de um novo edital do Programa de Formação Inicial de Professores.

Neste primeiro momento serão 2.900 vagas oferecidas em cursos presenciais, distribuídos pela Uneb (1750), Uefs (400) e Uesb (750).

O programa visa oferecer cursos de licenciatura em diversas áreas do conhecimento, nas modalidades de ensino presencial (regular e modular) e a distância.

Nesta modalidade, as atividades ocorrerão em parceria com todas as universidades públicas da Bahia (além das quatro estaduais, as federais da Bahia, do Recôncavo e a do Vale do São Francisco), com o Consórcio Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-BA).

Atualmente, 66 mil professores da rede pública carecem de graduação em licenciatura ou atuam em área distinta de sua formação inicial – 58,8 mil pertencem às redes municipais de ensino.

O diretor geral da SEC, Carlos Pedrosa, salientou que há necessidade de integração dos entes federados para a melhora significativa dos índices educacionais.

Este é um dos fatores por que o programa da SEC vem sendo apontado como referência pelo Ministério da Educação (MEC) para outros estados brasileiros.

“A boa formação dos professores é fundamental para que o estado supere os níveis dos atuais indicadores. A Bahia não pode ser a sexta economia e ser um dos últimos estados em desenvolvimento humano”, comentou Pedrosa, que representou o secretário Adeum Sauer.

Inclusão

O secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, também pontuou o fato de o programa estadual prever uma ação com as representações municipais. “Ou pensamos a educação a partir da base, e a educação inicial é oferecida pelos municípios, ou não resolveremos os problemas da educação”, enfatizou.

Ele disse que a Serin vai se articular com os 417 municípios. A proposta será oficialmente apresentada aos prefeitos e secretários municipais de educação nos dias 13 e 14 de novembro, quando o governador Jaques Wagner se reunirá com eles.

O vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Walter de Lima, entende que o estado precisa disseminar boas experiências nos municípios para dar um salto na educação.

Como avalia, “a educação é a grande ferramenta de inclusão e mudanças sociais. Com a formação inicial dos professores poderemos elevar o padrão de qualidade da educação, e o estado da Bahia terá certamente outra sorte”.

A articulação com os municípios e o trabalho das Diretorias Regionais de Educação, que levantaram as demandas regionais, e com as universidades, que disseram qual a possibilidade de oferta de vagas para formação inicial, segundo o diretor do IAT, Penildon Silva Filho, foi fundamental para viabilizar o programa de formação inicial nesses moldes.

A coordenadora de Formação de Profissionais de Educação do IAT, Ilma Cabral, ressaltou que o programa da SEC está integrado ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais de Educação. Segundo ela, “a intenção é, até 2011, erradicar o problema dos professores sem formação inicial”.