Os riscos e as maneiras de prevenção da dengue serão agora contados nas escolas da rede estadual de maneira lúdica e o que sempre foi aprendido como chata obrigação será então motivo para divertimento e descontração. O espetáculo A Dengue Dengosa, produzido por O Cidadão de Papel Produções, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC), percorrerá escolas da rede pública estadual, com programação que começa nesta segunda-feira (3), na Escola Estadual Amélia Santos, no Conjunto Habitacional ACM, no Alto do Coroado.

O criador e diretor do espetáculo, Leandro Rocha, diz que a idéia de criar a peça surgiu após o surto de dengue que ocorreu no Rio de Janeiro, há pouco mais de um ano, quando foi necessária, inclusive, a intervenção das Forças Armadas para realizar o combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Aquela epidemia ocorreu no Rio, mas pode ocorrer em qualquer lugar se as pessoas não seguirem as medidas de precaução”, disse.

Então, elaborando uma peça de forma barata e com texto eficaz, ele entendeu que era hora de ir às escolas apresentar as cenas que, ao todo, somam meia hora de espetáculo. Após a exibição dos atores, é aberta a possibilidade de diálogo entre os alunos e professores e os atores que realizam o trabalho. “A Secretaria da Educação entendeu que a prevenção é o melhor remédio e apostou no projeto”, comemora Leandro Rocha.

A encenação gira em torno da descoberta de uma família sobre os focos de transmissão da doença que existem na vizinhança. O pai desta família acaba contraindo a doença e fica por alguns dias impossibilitado de trabalhar. A partir desse fato, ocorre a mobilização de todos para conter os focos e reforçar, junto à comunidade, as medidas preventivas. A peça tem apresentação prevista até o dia 27 e a programação pode ser vista na comunidade do Orkut Cidadão de Papel