Cinco estudantes do Colégio Estadual Rotary, em Itapuã, viajam, nesta terça-feira (14), para Nápoles, na Itália, com o objetivo de participar do Acampamento Mundial pela Paz, um encontro de jovens de diversas partes do mundo que irão discutir os oito Desafios do Milênio, por meio da representação da cultura e das dificuldades de cada local.

Quarenta jovens brasileiros vão conhecer, durante duas semanas, a culinária, a cultura e os pontos turísticos, além de participar de atividades culturais. Eles serão acompanhados de educadores representantes da ONG Fórum Universal das Culturas.

“A responsabilidade é grande. Estou ansioso, mas já estou pensando no retorno, nos projetos futuros”, afirmou o estudante do 1º ano, Jonathan Reis, um dos alunos selecionados para a viagem.

Ele acrescentou que pretende desenvolver um trabalho de educação ambiental, conscientizando a comunidade sobre a necessidade de reduzir o consumo e o melhor aproveitamento do lixo. Jonathan garantiu que estudou muito sobre a história da Bahia e de Salvador para representar a sua pátria da melhor forma possível.

Para a diretora do Colégio Rotary, Anaide Luz, a iniciativa é muito importante, pois valoriza a escola pública e faz com que os alunos acreditem no potencial que têm. Os estudantes foram selecionados dentre outros critérios, por comportamento, participação em sala e perfil de liderança.

Esta última característica foi considerada relevante, pois eles serão multiplicadores do que aprenderão e vivenciarão na Itália, em suas comunidades. De acordo com a coordenadora da ONG Fórum Universal das Culturas, Risalva Teles, quando retornarem, os estudantes terão um papel muito importante em suas comunidades, que será desenvolver atividades voltadas para os temas do Desafio do Milênio, de acordo com a realidade de cada um.

A partir do encontro, será formada uma rede de jovens que, em 2015, irão para a sede da ONU, em Nova Iorque, representar o Brasil. As Metas do Milênio, conjunto de oito princípios lançado pelas Nações Unidas, têm o objetivo de promover o desenvolvimento global.

A iniciativa é uma mobilização da sociedade civil, governo e empresas para disseminar e promover debates sobre as metas propostas pela ONU, em 2000, para 189 países signatários. A ONU estipulou 2015 como o ano internacional para o cumprimento das metas.

Os desafios

• Erradicar a pobreza extrema e a fome
  • Alcançar a educação primária universal
  • Promover a igualdade de gênero e capacitar as mulheres
  • Reduzir a mortalidade infantil
  • Melhorar a saúde materna
  • Combater o HIV, a malária e outras doenças
  • Assegurar a estabilidade ambiental
  • Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.