A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizará, a partir de terça-feira (4), a 6° Feira do Semi-Árido, com debates sobre a temática Desertificação:Perspectivas de Autonomia Produtiva Frente aos Desafios Socioambientais.

Até sábado (8) serão desenvolvidas atividades acadêmicas como oficinas, roda de prosa, bocapio do conhecimento, relatos de experiências e mostra de filmes. Estandes armados no campus da Uefs vão expor produtos, reunindo representantes de centenas de municípios do semi-árido baiano.

A pró-reitora de Extensão da Uefs, Maria Helena Besnosik, afirma que a intenção é ampliar o espaço de discussão sobre os problemas, desafios e potencialidades regionais. Segundo a professora Nacelice Freitas, coordenadora da feira, ao se discutir esta sub-região do Nordeste, enquanto totalidade, a instituição está empenhada em elevar a produtividade para a concretização de alternativas positivas para a sociedade e o meio ambiente.

O semi-árido baiano agrega 265 municípios numa área de 360 mil quilômetros quadrados, que corresponde a 64% do território estadual e a 51,7% de todo o semi-árido nordestino. Nessa área vivem aproximadamente 7 milhões de baianos. A região tem como características marcantes, baixos índices de pluviosidade, irregularidade na distribuição das chuvas e temperaturas médias elevadas.

A programação completa da feira está disponível no site www.uefs.br/semi-arido.