A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) deu mais um passo para a qualificação da educação no estado. Em 2009, a instituição realizará um vestibular especial para o novo curso de Licenciatura em Educação do Campo, aprovado pelo Ministério da Educação, que será ministrado no Departamento de Educação, do Campus XIII, em Itaberaba.

O curso de graduação concorreu ao edital número 2, de 23 de abril deste ano, do MEC que, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), fez chamada para seleção de projetos de instituições públicas de ensino superior, para o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo).

O projeto político-pedagógico proposto pela Uneb teve aprovação homologada no Diário Oficial da União, de 6 de outubro deste ano. A iniciativa visa formar professores da educação básica, que ensinam nas escolas das áreas rurais, e promover uma educação de qualidade nas proximidades da região do campus.

O curso formará docentes em duas áreas do conhecimento – Linguagens e Códigos, e Ciências da Natureza e Matemática. Serão oferecidas 60 vagas, em vestibular especial. A graduação terá duração de quatro anos.

Participaram também da elaboração do projeto, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Rede de Educação do Semi-Arido Brasileiro (Resab) e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura. Mais informações no site www.uneb.br.