Cartazes prontos e discursos na ponta da língua. O tema era a preservação da água e o protesto contra o seu desperdício. Com esta proposta, a Escola Estadual Filadélfia realizou, na terça-feira (14), a 1ª Conferência Escolar Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

O projeto, que foi trabalhado de maneira interdisciplinar com os alunos das 5ª e 6ª séries, teve a água como tema e mobilizou toda a escola. A ação fez parte da preparação para a Conferência Estadual que acontecerá em novembro.

Durante a conferência, os alunos também exerceram a cidadania por meio da votação para delegado. Concorreram ao posto, 15 alunos, que também puderam vivenciar a experiência de ter seu projeto aprovado pela maioria.

Para angariar votos, os candidatos elaboraram propostas e as apresentaram aos colegas. O delegado e suplente eleitos ganharão, além da popularidade, um prêmio de incentivo à participação.

Durante discurso, uma das candidatas prometeu fiscalizar o gasto de água ao escovar os dentes e ao lavar as mãos. A mobilização dos alunos contou com um concurso de cartazes, onde cada estudante criou um desenho e uma frase sobre água.

A preparação do material ocorreu durante as aulas, com a supervisão do corpo docente da escola. Segundo a diretora Flávia Barbosa, a conferência vai proporcionar às crianças e jovens a consciência da preservação da água para garantia do futuro da humanidade. “Eles também estão se tornando disseminadores de informações para o mundo”, enfatizou.

A estudante Bruna Ferreira, da 5ª série, aprendeu que deve economizar água, “por que sem ela não há vida”. A professora de Ciências, Raquel Conceição, acredita que a Educação é o caminho para salvar o planeta. “A iniciativa já mudou o comportamento dos alunos. Eles não jogam mais lixo no chão e participam ativamente do projeto de reciclagem desenvolvido pela escola na comunidade”, comemorou.

O projeto Recicla Filadélfia ocorre anualmente com coleta de material reciclável na comunidade, seguida de oficinas de reciclagem, onde os estudantes transformam o lixo em objetos utilizáveis.