Um método inédito de síntese de aminas terciárias, desenvolvido na Bahia, ganhou as páginas de importante jornal internacional de publicações científicas. O artigo sintetiza a tese de doutorado "Reações de Barbier em água com íons e imínios" e foi publicado na íntegra no periódico Tetrahedron Letters.

A publicação, desenvolvida por Idália Estevam, docente do Programa de Pós-Graduação de Química Aplicada (PGQA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), chamou a atenção de Paul Berger, diretor técnico da Oil Chem Technologies – empresa que tem sede em Sugar Land, nos Estados Unidos – e trabalha com surfactantes e alquilaromáticos.

O diretor veio ao Brasil na semana passada. A visita foi motivada pelo processo de síntese orgânica desenvolvido em água para obtenção de aminas terciárias, substância usada, por exemplo, como surfactante para petróleo e intermediários para medicamentos.

O procedimento, rápido, seguro e barato, despertou interesse da fábrica americana, que vai subsidiar recursos para a docente da universidade realizar novos experimentos em grande escala. Mais informações no site www.uneb.br.