Professores almoçando e circulando pelo restaurante do Instituto Anísio Teixeira (IAT) com vendas nos olhos.
Quem passar, nesta quinta-feira (9), às 13h20, pelo local, pode até pensar que é uma brincadeira popular. Porém, trata-se de uma aula prática do 1º Curso de Surdocegueira, promovido pela Secretaria Estadual da Educação, por meio da Coordenação de Educação Especial.

A capacitação, iniciada na segunda-feira (6), prossegue até terça-feira (14), das 8h30 às 18h, no IAT, e dela participam 25 professores do interior e 10 da capital.

O objetivo é conhecer melhor a realidade dos surdocegos e subsidiar os professores que assumirão o atendimento educacional especializado, para que ofereçam apoio pedagógico ao docente da sala comum, além de demonstrar experiências que auxiliem os alunos a desenvolverem seu processo educacional.

Para a coordenadora do curso, Claúdia Alves, é de grande importância a formação destes profissionais para que se efetive uma inclusão com responsabilidade, especialmente, no momento em que o Estado vem recebendo recursos do MEC para acessibilidade e criação de salas multifuncionais.