Como contribuir com uma Bahia de todos nós? Unindo os poderes políticos e a população do estado na construção de políticas e ações de combate a intolerância religiosa, a fome, a discriminação racial.

Esse foi o enfoque da redação – Democracia – de Aldeneide Nascimento, campeã do concurso que envolveu centenas de estudantes do programa Universidade para Todos, numa iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (SEC), em parceria com as universidades estaduais baianas. Ela ganhou um microcomputador.

A solenidade, que premiou os 25 melhores textos dos estudantes que participam do programa pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), aconteceu na terça-feira (30), na Sala Nobre da Reitoria, no Campus 1 da universidade, em Salvador.

Atualmente, o programa desenvolve ações de ensino e aprendizagem para mais de 35 mil estudantes de 65 municípios do estado.

Aproximadamente seis mil desses estudantes participaram do concurso pela Uneb, numa iniciativa que visou estimular a leitura e escrita como forma de entendimento também de outras disciplinas.

Do segundo ao quinto colocados, todos ganharam uma coleção de livros, cujas obras estão sugeridas no Vestibular 2009 da universidade. Os demais classificados foram premiados com medalhas. Mais detalhes sobre a premiação no site www.uneb.br.