Fila pode ser uma desventura. Em repartições públicas, a espera chega, às vezes, a níveis desesperadores e a paciência e o bom humor logo acabam. Mas nesses lugares também é possível encontrar aqueles alheios a todo esse clima de irritação e desconforto.

Na cidade de Barreiras, no oeste baiano, o projeto Bancando Literatura, do Colegiado de Letras do Campus 9, da Uneb, percorre, desde o início do ano, diferentes agências bancárias da cidade, incentivando a leitura entre as pessoas.

Neste mês, sempre às sextas-feiras, clientes que comparecem na agência do Banco do Brasil da Praça José de Alencar, no centro da cidade, das 10h30 às 12h, vão participar de momentos de descontração e reflexão. É que o projeto levará contos, músicas e outras performances ao ambiente.

Em Barreiras, segundo dados do IBGE (senso 2008), os 135.650 habitantes têm à sua disposição apenas duas bibliotecas.
Diante deste cenário, projetos como o Bancando Literatura, ganham uma dimensão ainda maior, sendo reconhecidos como uma iniciativa cidadã de valorização e fomento da leitura.

Isso foi constatado com os resultados de um questionário, distribuído no início do ano entre os participantes para avaliar a iniciativa – 99% dos entrevistados afirmaram aprovar o projeto e demonstraram interesse ainda em continuar com a prática da leitura durante o tempo ocioso das filas. Mais informações no site www.uneb.br.