Os secretários da Educação do Estado, Adeum Sauer, e do Executivo do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas, se reuniram, nesta sexta-feira (24), na Escola Parque (Caixa D´Água), com dirigentes dos 417 municípios baianos para discutir a Importância do Planejamento e do Memorial da Gestão Educacional para os Municípios baianos.

O encontro teve o objetivo de estreitar relações entre o Estado e municípios, além de incentivar o planejamento de programas e projetos para a Educação.

No evento, que termina neste sábado (25), estão sendo abordados temas como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a construção do Memorial da Gestão na Educação Municipal e o Planejamento na Gestão Educacional.

Resultado de parceria entre a SEC, por meio do Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam), e a União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), contará ainda com oficinas sobre a Construção do processo de transição da Gestão da Educação Municipal, que visam orientar os dirigentes para os registros das ações educacionais implementadas no município.

A continuidade e a consolidação de políticas públicas em Educação foi o principal desafio lançado pelos secretários aos dirigentes municipais. “A Educação deve ser colocada em primeiro lugar e deve estar acima de posturas políticas. Para isso, os secretários devem buscar institucionalizar programas educacionais, com portarias, decretos e leis”, afirmou Sauer.

Para o secretário Francisco das Chagas, a iniciativa do Governo do Estado é extremamente importante para a qualidade da Educação. “É muito significativo fazer uma discussão sobre a continuidade. As administrações podem até mudar, mas primeiro precisam consolidar o que foi realizado para o bem da Educação.”

Na ocasião, a presidente da Undime, Maria das Graças Bispo, disse que está sendo inaugurada, no Brasil, uma política nova de pensar a Educação. “O hiato que existia entre estes temas cede lugar a uma colaboração entre estados, municípios e União”, afirmou Bispo.

A idéia é que encontro seja realizado regularmente. “A SEC está aberta a este diálogo e quer a articulação permanente com os municípios”, completou Sauer.

Proam

Lançado em 28 de janeiro de 2008, o Programa de Apoio à Educação Municipal pretende integrar políticas educacionais da Secretaria Estadual da Educação (SEC) e das secretarias municipais de educação, por meio de assessoramento técnico à organização e desenvolvimento dos sistemas de ensino.