A Secretaria Estadual da Educação (SEC) realizará, neste mês, mais três seminários para discutir, em diferentes territórios de identidade baianos, temas relativos à Educação Profissional e Desenvolvimento Sustentável. Na oportunidade, serão apresentadas as diretrizes para a construção do Plano de Educação Profissional da Bahia aos representantes de cada região.

O primeiro ocorrerá no Território Portal do Sertão, em Feira de Santana, no dia 17, das 8h às 17h, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. Nas semanas seguintes, será a vez dos Territórios Velho Chico e Baixo Sul que ocorrerão nas cidades de Barra (24) e Valença (31), respectivamente.

A proposta dos seminários, que já aconteceram nos Territórios Sertão Produtivo, em Caetité, e Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, em Alagoinhas, é de aprofundar o conhecimento da realidade de cada um destes territórios e colher idéias que possam melhor orientar os investimentos do Governo do Estado em relação à implantação da Educação Profissional nas escolas estaduais.

Os seminários são fundamentais para a estratégia de implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia (2008-2011) que tem o objetivo de dotar a Bahia de uma política pública de estado que contribua para a inclusão social pelo trabalho.

Investimentos

Em menos de dois anos de mandato, o governo ampliou de quatro mil para quase 15 mil o número de vagas da educação profissional em todo o estado. A meta é atingir 70 mil vagas até 2011. Uma nova parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Brasil Profissionalizado, possibilitará, a partir de novembro, o repasse de R$140 milhões que devem ser investidos no aumento da oferta de vagas e matrículas de educação profissional pública, adequando as escolas e instalando equipamentos e laboratórios.

Já os recursos do tesouro estadual serão utilizados no custeio dos centros de educação profissional e em ações de melhoria da qualidade da educação profissional: atualização dos currículos, formação de professores, técnicos e gestores, na produção de material didático, além da implantação dos conselhos com representação da sociedade civil, comunidade escolar e Estado.

Para o Secretário da Educação, Adeum Sauer, “Os cursos que buscamos implantar em todo o estado vão ajudar a juventude a ser mais competitiva nesse mercado cada vez mais difícil. E o melhor é que pretendemos dar aos cidadãos, jovens e adultos, condições de estudar em seus locais de origem, oferecendo cursos que desenvolvam o cidadão e sua região”, afirma Sauer.

O Superintendente de Educação Profissional, Almerico Biondi Lima, salientou que a secretaria está implantando um plano ousado, porém extremamente necessário para o atual momento de desenvolvimento da Bahia. “Nosso objetivo é vincular trabalho, educação e desenvolvimento”.

O secretário Adeum Sauer, que também é vice-presidente do Conselho de Secretários Estaduais de Educação – Consed, aponta que “o Plano de Educação Profissional da Bahia está sendo considerado pelo MEC o melhor do Brasil” e reforçou que a idéia do atual governo é desenvolver a Bahia por igual.