A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) investiu, em 2008, aproximadamente R$ 500 mil na aquisição de novos títulos para a Biblioteca Central Julieta Carteado. Além de atender à crescente demanda dos cursos de graduação e pós-graduação, a iniciativa integra a ação de combate à reprodução de obras sem a prévia autorização do autor.

A ação desenvolvida pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Uefs (Sisbi) consistiu em levantamento, junto a pontos de reprografia, dos títulos mais procurados pela comunidade universitária. Professores de todos os departamentos e os colegiados de cursos também foram consultados.

Reproduzir obra literária, artística ou científica sem autorização do titular dos direitos autorais constitui-se em ato ilícito civil e penal, conforme adverte a coordenadora do Sisbi, Isabel Cristina Nascimento Santana. A ação da Uefs, salienta, não tem caráter coercitivo, mas pretende alertar alunos e professores sobre as disposições da Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre os Direitos Autorais.