Com a utilização de 25 mil policiais civis e militares em Salvador e interior do Estado, a Secretaria de Segurança Pública garantiu a tranqüilidade aos eleitores e aumentou a fiscalização contra a prática de crime eleitoral. O Centro Integrado de Informações das Eleições 2008 (CIIE) criado pela SSP, composto por servidores de órgãos ligados às eleições, proporcionou mais agilidade à polícia e disponibilizou informações em tempo real à imprensa sobre o pleito.

“Trabalhamos de maneira integrada com todas as instituições ligadas às eleições. Graças a isso, tivemos sucesso”, declarou o superintendente de Inteligência da SSP, delegado federal Maurício Telles. Ele ressaltou que o maior número de ocorrências refere-se principalmente à prática de boca de urna e o transporte ilegal de eleitores, considerados de menor potencial ofensivo.

Em Salvador, 12 pessoas foram conduzidas pela PM para a sede da Polícia Federal, em Água de Meninos, por prática de boca de urna. Já o eleitor José Carlos Barbosa, 58 anos, que agrediu o coordenador da 12ª zona eleitoral, Gilson Menezes Vigas, 68, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, foi encaminhado para a 7ª Delegacia (Rio Vermelho). O CIIE registrou 71 prisões no interior do Estado e as apreensões de 36 veículos, uma pistola Taurus calibre 765, um revólver calibre 32, títulos de eleitores e materiais de campanha política.

Interior

Nos municípios de Rio Real, Brejolândia e Souto Soares, José Valdo de Santana, Fabiano Francisco Lima e Bruce Lee Santos Neves, respectivamente, foram presos por porte ilegal de arma. A primeira-dama e vereadora de Retirolândia, Simone Mota, o vereador Juarez Ribeiro (PMDB) e sua esposa Cristina Pereira Guimarães foram detidos por compra de votos.

No município de Barra do Choça a polícia prendeu Filogno Mascarenhas Oliveira por falsidade ideológica e estelionato. Ele tentou se passar por advogado e portava uma liminar do Superior Tribunal de Justiça da Bahia que reintegrava o prefeito, atualmente afastado.

Nas cidades de São Francisco do Conde e Barreiras duas equipes de reportagem de um veículo estadual foram detidas ao entrar em seções eleitorais com equipamentos fotográficos, desrespeitando a Lei eleitoral.