As crianças e adolescentes do Pelourinho e do Centro Histórico de Salvador ganharam, nesta quarta-feira (8), totalmente recuperado, o Largo de Jubiabá (Rua do Paço, bairro do Carmo), onde vão desfrutar de aulas de iniciação esportiva igual as que são oferecidas aos alunos das Escolinhas da Sudesb. A quadra de basquete com alambrados será utilizada especialmente para a prática do basquete de rua.

“Vamos implantar ações esportivas para atender as crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais da comunidade; disponibilizar instrutores para ministrar aulas de basquete de rua e de alongamento para idosos; além de assessorar o Ipac no desenvolvimento das ações pertinentes ao uso do equipamento esportivo”, adiantou o Diretor Geral, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô).

Segundo Bobô, o esporte, junto com o lazer, é uma ferramenta extraordinária de inclusão social. E para os moradores do local, o novo espaço esportivo será próprio para brincar, suar e transpirar saúde. “Queremos ver a prática diária do esporte entre as crianças, pois esta tem sido uma das preocupações do Governo do Estado”, explicou.

O diretor de Fomento da Sudesb, Reginaldo Sacramento, explicou como serão feitas as atividades esportivas. Os pais vão realizar ações de ginástica e yoga, enquanto, paralelamente, seus filhos estarão se divertindo com basquete de rua, golzinho e outras atividades esportivas.

“Vamos colocar adultos e crianças para praticar esporte e lazer. Também é nossa intenção trazermos atletas, de alto rendimento, para trocar experiências com a comunidade. Os interessados neste projeto esportivo vão fazer as suas adesões aqui mesmo, no Largo Jubiabá, sem necessidade de se deslocar até a Fonte Nova, onde fica a sede da Sudesb”, garantiu Reginaldo.

O largo, com 710 metros quadrados de área terá administração compartilhada a partir de acordos feitos entre o Ipac, a comunidade, o 18° Batalhão da Polícia Militar e a Ordem 3ª do Carmo.