Criada durante a 131ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada no dia 26 de setembro na Bahia, a Cogef (Comissão de Gestão Fazendária) realiza nesta sexta-feira (24), em Brasília, a sua primeira reunião de trabalho. A Cogef terá, entre outras atribuições, a de coordenar e harmonizar os aspectos técnicos dos programas de modernização da gestão fiscal dos Estados e do Distrito Federal e promover e articular o desenvolvimento de ações de cooperação e integração entre os fiscos, bem como o compartilhamento de soluções e produtos, o intercâmbio de experiências e a gestão do conhecimento.

A Comissão terá um representante de cada Estado e do Distrito Federal designado pelo respectivo secretário de Fazenda, vinculado aos programas de modernização da gestão fiscal, com direito a voto. Além disso, serão designados representantes da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, da Secretaria Executiva do Confaz, da Escola de Administração Fazendária, Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, esses sem direito a voto. A Sefaz será representada pelo coordenador do Programa de Modernização e Transparência da Gestão Fiscal do Estado da Bahia (Promosefaz 2), Rodrigo Soares.

Na primeira reunião, além da instalação oficial da Cogef será apresentado o regimento da Comissão e serão discutidos temas de interesse do Grupo. O coordenador do Confaz, Carlos Mauro Benevides Filho, secretário da Fazenda do Ceará, e o secretário executivo do Confaz, Manuel dos Anjos, junto com representantes do BID e do BNDES, farão a abertura das atividades.