As secretarias, autarquias, fundações e empresas estatais da área social estiveram reunidas nesta terça-feira (07), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), para discutir a metodologia e os prazos previstos para a elaboração do Relatório Anual de Governo 2008. Até o dia 10, a iniciativa conjunta da Seplan e Casa Civil prevê reuniões com os órgãos da administração direta e indireta das áreas econômica, de infra-estrutura e institucionais, respectivamente.

De acordo com o Secretário do Planejamento, Ronald Lobato, o desafio este ano é promover um processo articulado e integrado de construção do Relatório Anual de Governo, do Relatório Anual da Avaliação da Execução do PPA, do Balanço Político das Ações de Governo, da Mensagem Governamental e do Balanço Consolidado do Estado. “Esse trabalho visa um esforço no sentido de articular melhor o relatório de atividades que gera todos os documentos que o governo deve apresentar à sociedade”, concluiu.

Segundo as orientações da Superintendência de Gestão e Avaliação da Seplan, o documento deverá refletir o primeiro ano de execução do PPA 2008-2011, hierarquizar as informações a partir das 15 diretrizes estratégicas sócio econômicas que orientaram a elaboração do PPA e expressar as realizações das secretarias e suas seccionais em 2008. Durante o encontro foi apresentado aos participantes o cronograma de elaboração do relatório, que prevê sua entrega à Assembléia Legislativa no dia 13 de fevereiro de 2009.

Para a chefe de gabinete da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), Sandra Silveira, é fundamental a orientação, no sentido de se construir um relatório que retrate a realidade do governo do estado e não uma realidade específica de cada uma das secretarias. “No caso da Sepromi, por exemplo, que é uma secretaria extremamente articulista, ela necessita ter um instrumento de transversalidade com as demais secretarias. No contrário ela não terá visibilidade em um relatório como este”, complementa.