Recursos da ordem de R$ 533,7 mil foram liberados pelo governo do Estado para obras de construção de 214 cisternas e 29 sistemas convencionais de água em cinco comunidades rurais. As obras serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do Programa Produzir. A iniciativa vai atender a 243 famílias dos municípios de Bom Jesus da Serra, Guanambi, Itagi, Urandi e Santo Amaro.

Foi autorizada, também, a liberação de recursos da ordem de R$ 135,2 mil para o resgate de parcelas de obras em andamento. A maior parte, R$57.569,32 mil é destinada à construção de 248 sistemas convencionais de água nos municípios de Umburanas e Nova Soure e pouco mais de R$22 mil para a implantação de sanitários residenciais nas localidades de Pojuca e São Miguel das Matas.

Além disso, foram liberados recursos no total de R$ 23,684 mil para a implantação de cisternas nas comunidades de Carioca de Baixo e Tabuleiro Campo Limpo, atendendo às 63 famílias do município de Santa Bárbara, e R$ 1.860,40 mil foram destinados aos três projetos de mecanização agrícola com garagem nas comunidades de Duas Barras (Morro do Chapéu), Rumo (Santanópolis) e Rurao (Ouriçangas).

A secretaria autorizou ainda a recuperação da barragem da comunidade de Laginha (Retirolândia), no valor de R$ 4 mil e a construção da barragem de Pedra Bonita 2 (São Domingos), no valor de R$ 10,5 mil, favorecendo a 300 famílias da região.

As localidades de Bela Vista (Serrinha), Itapicuru (Gentio do Ouro) e Campo Grande (Cardeal da Silva) terão a continuidade, respectivamente, das obras de implantação dos bueiros, construção da casa de farinha elétrica e perfuração de poços tubulares, totalizando R$14,9 mil.