Uma série de homenagens marcou nesta quinta-feira (23), na Base Aérea de Salvador, as comemorações do Dia do Aviador. A solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner e dos comandantes que representaram a Marinha, o Exército, a Aeronáutica e a Polícia Militar da Bahia.

Um dos homenageados foi o sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), Paulo César Gonçalves. Com 20 anos de serviços prestados à corporação, ele recebeu a Medalha Bartolomeu de Gusmão, uma das honrarias mais importantes da Aeronáutica.
O brasileiro Alberto Santos Dumont, idealizador do 14 Bis, também foi reverenciado durante o evento. O dia 23 de outubro marca o primeiro vôo de Dumont a bordo da aeronave feita na França há 102 anos.

Para o governador, hoje, o exemplo de Santos Dumont pode ser retratado na Embraer, empresa brasileira que é reconhecida em todo o mundo pelo padrão de qualidade na produção de aeronaves.

O comandante da Base Aérea de Salvador, coronel Pedro Luís Farcic, também destacou a importância da trajetória de Dumont e disse que ele é referência entre os aviadores brasileiros.

Até 16 de novembro, a FAB promove diversos eventos comemorativos. Os principais são a Corrida da Asa, no dia 9, e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que encerra as festividades.