O município de Irecê, a 468 quilômetros de Salvador, recebeu nesta quarta-feira (1º) o Hospital Mário Dourado Sobrinho totalmente reformado e ampliado para atender à população das 38 cidades da região.

O hospital passa a fazer atendimento de média e alta complexidade e tem capacidade para atender aos quase 800 mil habitantes da região. Ele está equipado com 144 leitos de internação, distribuídos em clínica médica, pediatria, obstetrícia e clínicas cirúrgica e ortopédica. Além disso, conta com uma unidade de tratamento intensivo adulto e uma semi-intensiva neonatal.

Conta também com serviços de urgência e emergência clínica, cirúrgica e traumato-ortopédica, ambulatório especializado, banco de leite humano, laboratório de patologia clínica, processamento de roupas, nutrição e dietética, lactário, central de material esterilizado, centros cirúrgico e obstétrico, almoxarifado, farmácia, bioimagem com teste ergométrico, raios-X, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, mamografia, tomografia computadorizada e ultra-sonografia com doppler colorido.

Para a população de Irecê, a ampliação do hospital representa grandes mudanças no atendimento médico de qualidade. “É um sonho realizado, porque antes a gente tinha que ir pra Salvador pra conseguir um atendimento adequado. Agora não vamos precisar mais sair daqui. Vai ser ótimo”, afirmou a merendeira Rosilda Pereira.
A trabalhadora rural Jailda Nascimento parou de trabalhar porque adquiriu um problema renal e precisa fazer um tratamento todos os meses em Salvador. “Agora com o hospital aqui, não vou precisar viajar. Estou feliz demais por poder fazer meu tratamento aqui”, explicou.

“Estamos fazendo uma verdadeira revolução na saúde pública da Bahia, porque, além da reforma, ampliação e construção de hospitais, estamos cuidando da prevenção em relação à saúde da população”, afirmou o governador Jaques Wagner. Ele citou a construção de importantes hospitais, como o do Subúrbio, em Salvador, que deve ficar pronto em 2010, a reforma do Batista Carybé, também em Salvador, que deve ser inaugurada amanhã (2), além da entrega de 54 ambulâncias do Samu 192 em todo o estado em um ano e nove meses de governo.

Foram investidos R$ 10,7 milhões na reforma e ampliação do hospital de Irecê e mais R$ 10 milhões na compra de equipamentos. Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, as áreas de emergência, enfermaria adulta e pediatria começam a funcionar imediatamente, e o centro cirúrgico e a obstetrícia passam a funcionar em uma semana. Já a UTI passa a funcionar até o final do ano.

“Já desenvolvemos demais a saúde na Bahia e não vai haver retrocesso. A população precisa de atenção básica e vamos continuar trabalhando para elevar a qualidade da saúde pública no estado”, destacou Solla.

Ações do Estado

A reforma e ampliação do Hospital Mário Dourado Sobrinho é mais uma das ações do governo estadual para a melhoria do atendimento à saúde da população baiana. Além do hospital de Irecê, estão sendo feitas a reforma e a ampliação dos hospitais regionais de Juazeiro e Santo Antônio de Jesus, obras que serão inauguradas até o final do ano.

A construção dos hospitais Geral do Subúrbio e da Criança, que deve começar em breve, informou o secretário, também faz parte das ações do Estado. E mais: construção da UTI do Hospital Municipal de Cruz das Almas, abertura da Unidade de Oncopediatria do Hospital Aristides Maltez, constituição das redes de alta complexidade e respectivas câmaras técnicas (nefrologia, oncologia, traumato-ortopedia, cardiologia, neurologia), além da garantia do acesso a alguns desses serviços por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).