A inauguração nesta terça-feira (14) da 15ª unidade baiana da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e a ativação da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no mesmo prédio onde funciona a 5ª Delegacia concretizam um antigo projeto na área da segurança pública baiana: a integração do trabalho das polícias Civil e Militar.

“Pela primeira vez, de forma física, estamos colocando em prática um conceito moderno de segurança que afirma que cada polícia com seu papel e trabalhando de forma integrada traz resultados mais positivos”, afirmou o governador Jaques Wagner na visita ao 1º Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), instalado na Praça do Sol, em Periperi, subúrbio ferroviário de Salvador.

Policiais civis e militares, lideranças comunitárias, a defensora-geral Tereza Cristina Ferreira e os secretários César Nunes (Segurança Pública) e Luiza Bairros (Promoção da Igualdade) também estiveram na solenidade de implantação do Disep de Periperi.

Representante da Associação das Mulheres do Subúrbio, Raimunda Souza era um das mais animadas. “É uma felicidade estar aqui hoje. Lutamos muito pela implantação da Deam de Periperi e reivindicamos participar do dia-a-dia dessa especializada para que o combate à violência crescente contra a mulher seja mais efetivo”, disse.

A titular da Deam de Periperi, Overanda Ribeiro, explicou que a prioridade será dada ao trabalho de polícia judiciária, mas que também fará um trabalho de divulgação junto à comunidade da Lei Maria da Penha.

Por enquanto, a Deam funcionará com 35 profissionais, entre delegados, agentes e escrivães, e dentro de um mês oferecerá também atendimento médico, psicossocial e jurídico de 24 horas às vítimas de violência sexual.

Ginecologistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e advogados estão sendo contratados pelo Projeto Viver para atuar também em Periperi. Hoje, o projeto da SSP que dá apoio às vítimas para minimizar as conseqüências do crime, como gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), atende apenas na sede do Instituto Médico-legal Nina Rodrigues.

A decisão foi em razão do resultado do mapeamento da violência sexual em Salvador, que apontou a área do subúrbio ferroviário como a de maior incidência. “Queremos evitar que as vítimas se desloquem para obter esse tipo de atendimento”, explicou a coordenadora do projeto, Débora Cohim.

Somente no primeiro semestre deste ano, a 5ª Delegacia registrou 225 ocorrências contra a mulher, enquanto no mesmo período de 2007 houve 2.801 casos em toda Salvador.

18ª CIPM e visita

O prédio da 18ª CIPM foi inaugurado em 2006, mas o serviço não havia sido instalado. Na unidade, 32 PMs serão lotados para garantir o policiamento ostensivo da região e dar apoio às ações da Deam e da 5ª Delegacia.

Assim que chegou ao prédio do Disep, o governador pediu ao delegado para conhecer as instalações da custódia. Visitou as celas e as classificou de “inadequadas para abrigar seres humanos”.

São espaços pequenos, sujos e malcheirosos que, em breve, devem passar por melhorias. “É preciso dar dignidade para quem aguarda julgamento ou cumpre pena de privação de liberdade”, afirmou Wagner, para quem “a luta contra qualquer tipo de discriminação é essencial para construir a Bahia de todos nós”.