O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Promoção da Igualdade (Sepromi), desenvolve, durante o mês de novembro, ações que propõem a interação com a comunidade negra.

Por isso, disponibiliza, a partir deste sábado (1), o portal Novembro Negro (www.novembronegro.ba.gov.br), para comemorar a Consciência Negra e possibilitar uma maior articulação e exploração da temática racial, em parceria com a sociedade civil.

O objetivo do portal, que poderá ser acessado até o dia 30, é estreitar a relação com a sociedade neste mês, proclamado como período para a articulação e a reflexão sobre a situação do negro no Brasil, sobretudo, no estado da Bahia.

A criação do portal possibilita à Sepromi interagir e participar das atividades e propostas do movimento negro e feminista. “Criar um portal viabiliza a circulação de informações, as quais contribuem para o combate ao racismo”, afirma Agnaldo Neiva, um dos técnicos da secretaria, responsável pelo portal.

As sugestões, textos, fotos, vídeos podem ser enviados para o e-mail: novembro.negro@sepromi.ba.gov.br.

Promoção da Igualdade

Criada em 28 de dezembro de 2006, a Sepromi é a primeira secretaria estadual do Brasil que prioriza as questões de raça e gênero, pretendendo, desta forma, reduzir as desigualdades e ampliar, por meio de políticas públicas, os direitos da população feminina e do grupo negro da sociedade baiana.

Este ano, a secretaria planejou um Novembro Negro de reafirmação e satisfação perante a sociedade, sobre as ações da agenda governamental para a promoção da igualdade racial, reforçando um compromisso do Governo do Estado para e com a Comunidade Negra.