Nesta sexta-feira (10), às 10h, as secretariais estaduais da Segurança Pública (SSP) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), inauguram o primeiro Posto de Identificação do Instituto de Identificação Pedro Mello, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, para permitir aos internos tirar a carteira de identidade.

A ação, que começa na próxima semana, vai resolver um problema crônico enfrentado nacionalmente pelas unidades prisionais – grande parte dos detentos não possui documentação. A falta de documentos gera uma série de problemas como a dificuldade para confecção do cartão do SUS, o pagamento do pecúlio nos casos em que o interno participa de atividades laborativas e, principalmente, dificulta a reinserção à sociedade.

O trabalho será desenvolvido exclusivamente para os internos e a seleção ficará por conta do serviço social das unidades, que encaminharão diariamente uma lista com os nomes dos beneficiados. Inicialmente, o serviço será disponibilizado três vezes por semana, durante todo o dia, mas, a depender da demanda, o horário poderá ser modificado. A confecção das carteiras será realizada no posto da unidade. O atendimento que será realizado por três técnicos da SSP.