A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Procon) apreendeu, nas Lojas Americanas do Shopping Center Lapa, 24 brinquedos em condições irregulares.

A ação, realizada na terça-feira (7), com a participação de cinco fiscais, faz parte da Operação Dia das Crianças, que consiste na fiscalização das lojas especializadas em brinquedos.

Dentre irregularidades encontradas estavam problemas com o prazo de validade, com a tradução das informações nos brinquedos, e a falta do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Além da apreensão dos brinquedos, a loja recebeu um Auto de Infração e deve pagar multa.

A Diretora de Fiscalização do Procon, Bárbara Santos Lima, que participou da fiscalização, aconselha os pais para que evitem comprar brinquedos no comércio informal e sempre verifiquem a validade e a composição dos mesmos.

Muitos brinquedos contêm corantes e podem causar alergia a algumas crianças. Também é importante para a segurança da criança o respeito à indicação de idade nas embalagens dos brinquedos, principalmente os que contêm peças que podem ser engolidas.

Shopping Barra

Durante a fiscalização realizada, na segunda-feira (6), na loja P&B Kids, do Shopping Barra, foram encontrados quatro produtos em situação irregular. Dois sem informação de validade e outros dois com problemas na tradução.

Devido ao baixo número de mercadorias irregulares a loja recebeu apenas um Auto de Constatação e agiu imediatamente retirando os produtos da área de venda.