Inserir os jovens entre 16 e 29 anos no mundo do trabalho, gerando renda e incentivando o protagonismo juvenil. Esses são alguns dos objetivos do programa "Trilha" que o governo do Estado lança, nesta terça-feira (21), na Escola Parque, a partir das 9h, em Salvador. O decreto de criação do Conselho Estadual e a adesão ao Pacto pela Juventude do governo federal também serão assinados pelo governador Jaques Wagner na oportunidade. Todas essas ações fazem parte de um conjunto de reivindicações levantadas pelos jovens como prioridades no início do ano durante a Conferência de Juventude da Bahia.

Focado em educação e qualificação profissional, o programa vai atender 80 mil jovens de 107 municípios baianos até 2010, com intervenções em ensino profissionalizante e cursos técnicos que consideram o desenvolvimento econômico e social de cada território de identidade do Estado. Cerca de R$ 90 milhões de reais serão destinados para formação desses jovens, o que torna o “Trilha”, o maior programa estadual de juventude do país.

Conselho de Juventude

Durante o lançamento do programa, o governador Jaques Wagner assinará o decreto que institui o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve). O conselho terá caráter consultivo com 30 membros em sua maioria da sociedade civil organizada, sendo vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Dentre outras funções, caberá ao conselho, propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude, apresentar políticas públicas para o segmento juvenil e promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude baiana.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente, 28,3% da população baiana é formada por adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos de idade, cerca de 3,98 milhões de pessoas. Segundo o estudo, dos 660 mil baianos desocupados – que não exercem atividade alguma – 406 mil são jovens que não estudam e nem trabalham.