Independente das ações que desenvolvem durante todo o ano em benefício do público infanto-juvenil, vários órgãos do Governo do Estado organizaram programação específica para comemorar a Semana da Criança.

A Secretaria do Esporte Emprego e Renda (Setre), por meio da Sudesb, por exemplo, elaborou uma programação especial para os alunos das Escolinhas de Esportes das modalidades de futebol, natação e natação especial.

A semana promete muita animação para a criançada. Até sexta-feira (10) serão realizadas, nos turnos matutino e vespertino, na Vila Olímpica da Fonte Nova e simultaneamente no Núcleo Esportivo Armando Oliveira, várias atividades de recreação e esportiva como corrida de revezamento com bexiga, exercícios de ginástica olímpica, bola na cesta, festival de pênalti, oficina de pipas e de brinquedos reciclados.

Também haverá apresentação de espetáculo teatral, show de talentos, grupo de dança e capoeira.

Muitas surpresas estão sendo preparadas. Entre elas, a apresentação do Grupo de Capoeira da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), como uma forma de promover a inclusão social e a integração entre os alunos portadores de necessidades especiais.

Os espaços culturais geridos pela Fundação Cultural da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura, também apresentam novidades. Três espetáculos estrearam no Espaço Xisto, a preços populares – Putz – A Menina que Buscava o Sol, O Teatro Mostra a Gente e Triscou Pegou.

Nas salas Aleandre Robatto e Sala Walter da Silveira haverá exibição de vídeos e filmes para o público infanto-juvenil a preços simbólicos.

Atividades rotineiras

Anualmente, a Setre e a Secretaria da Cultura desenvolvem projetos destinados ao público infantil-juvenil, a exemplo das Escolinhas de Esportes da Sudesb e o Projeto Pinte no MAM, coordenado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), respectivamente.

No ano passado, o Projeto Lugar de Criança é no Circo, sob a coordenação do Ipac, em parceria com a Funceb, foi considerado um sucesso.

O evento transformou o Pelourinho em palco para oficinas de artes circenses, espetáculos e mostra de vídeos. Há também ações contínuas promovidas pelo Cine-Teatro Solar Boa Vista. O espaço tem realizado um trabalho de educação sócio-cultural, envolvendo crianças e adolescentes da rede pública de ensino da comunidade do Engenho Velho de Brotas.

As parcerias com a Fundação Pedro Calmon e a Fundação Pierre Verger estão possibilitando a formação de públicos para diversas linguagens artísticas.

Inclusão social

Já Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) tem programas específicos para amparar a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade social, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Cras), que atendem o público infanto-juvenil.

Na Bahia já existem 58 Cras – 29 estão em fase de implantação e existe um projeto para a criação de mais outros 50 centros.

Há ainda o Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Fecriança) e ações para fortalecer nos municípios baianos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além dos projetos federais implementados e apoiados pelo Governo da Bahia como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET), Bolsa Família e o “Programa Leite Fome Zero”, importante ação na área de segurança alimentar.