Está em visita a Salvador, até o dia 29 deste mês, o Navio-Escola Sagres da Armada Portuguesa. O navio, comandando pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Luís Pedro Proença Mendes, saiu de Lisboa no dia 7 de junho em viagem de instrução para os cadetes da Escola Naval portuguesa e está aberto à visitação pública neste sábado e domingo (25 e 26), das 14h às 18h horas.

O Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa, sendo seu o mais conhecido navio. Funciona como instrumento de treino e de contacto com a vida no mar dos alunos da Escola Naval, que serão os futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Como missão complementar, o Sagres é usado na representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal, sendo igualmente nesse contexto que terá lugar a sua presença no Brasil.

O atual navio-escola Sagres é o terceiro navio com este nome a desempenhar funções de instrução náutica na Marinha Portuguesa. Foi construído nos estaleiros de Hamburgo em 1937, como navio-escola da Marinha Alemã, sendo chamado Albert Leo Schlageter.

No final da 2ª Guerra Mundial, o navio foi capturado pelas forças dos Estados Unidos, sendo, em 1948, cedido à Marinha Brasileira. No Brasil foi baptizado de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi adquirido por Portugal para ser usado em substituição do então N.R.P. Sagres 2 (ex-Rickmer Rickmers). O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962. As informações são da Embaixada de Portugal no Brasil.

Mais informações sobre o Sagres:
http://sagres.marinha.pt/