Para celebrar os 35 anos do Conselho Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Cepram) e os 10 anos do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), autoridades e ambientalistas se reuniram, no Fiesta Bahia Hotel, para uma homenagem aos antigos e novos conselheiros e diretores dos dois órgãos colegiados. O evento marcou a abertura do Seminário Governança para a Sustentabilidade, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado.

O Seminário Governança para a Sustentabilidade prevê uma reflexão sobre a transversalidade e o papel dos colegiados ambientais como o Cepram, o Conerh e o Fórum Baiano de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade (FBMC). A programação terá continuidade nos dias 26 e 27 de novembro e 18 de dezembro de 2008.

Durante a cerimônia, 170 pessoas foram homenageadas com placas comemorativas. No discurso de abertura do evento, o secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, parabenizou a todos e ressaltou a importância dos conselhos ambientais como instâncias estruturantes para o funcionamento de todo o sistema estadual de meio ambiente. O evento foi encerrado com a apresentação do cantor e compositor Xangai.

“Hoje sabemos que as grandes questões discutidas coletivamente não poderiam ser tratadas de outra maneira, senão em consenso entre a sociedade e os órgãos públicos responsáveis. São as diferenças e as particularidades de cada conselheiro que dão norte às decisões”, explica Juliano Matos. O secretário, que também preside o Cepram, ressaltou que o conselho de meio ambiente é pioneiro no Brasil.

“Este processo de participação da sociedade nas decisões políticas é democrático, legítimo e tem que ser irreversível. A Bahia é líder nesta construção, e tem que continuar assim, para que o Estado seja sempre a terra de todos nós”, reforçou Juliano Matos.

O Cepram funciona como um fórum colegiado, de composição tripartite, formado por representantes do poder executivo estadual, do setor produtivo e das organizações civis, que atuam em prol do meio ambiente.

Conerh

O diretor-geral do Ingá e secretário-executivo do Conerh, Julio Rocha, também foi um dos homenageados especiais do evento e fez entrega de placas para algumas pessoas. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos foi representado na mesa de abertura pelos conselheiros Evilásio Fraga, representante do segmento usuários, e Manoel Aílton Rodrigues de Carvalho, representando os povos e comunidades tradicionais.

O Conerh completou 10 anos de existência no último dia 14 de setembro e foi criado pela Lei Estadual nº 7.354/98. É composto por 20 conselheiros e 40 suplentes, entre representantes da sociedade civil, dos usuários de água e dos poderes públicos municipal e estadual. O conselho integra o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, junto com a Secretaria do Meio Ambiente, Ingá, Comitês de Bacias Hidrográficas, Agências de Bacias Hidrográficas e órgãos e entidades do Poder Público.