O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) aprovou nesta terça-feira (30) os relatórios conclusivos do processo de mobilização e escolha dos representantes da sociedade civil, usuários da água e poder público para a criação dos quatro novos comitês de bacias hidrográficas na Bahia: do Rio Grande, do Rio Corrente, do Rio das Contas e dos Rios Baianos do Entorno do Lago do Sobradinho.

A publicação das resoluções que aprovam a formação dos órgãos colegiados no Diário Oficial do Estado é o último passo para a instalação dos quatro novos comitês de bacias, que podem agora ser criados através de decreto do governador Jaques Wagner. A posse dos membros deve ser realizada na primeira quinzena deste mês.

A aprovação da proposta de criação dos comitês de bacias aconteceu na 8ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, presidida pelo secretário-executivo do órgão e diretor-geral do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), Julio Rocha, no Auditório Paulo Jackson, no bairro do Itaigara, em Salvador.