Para marcar os 35 anos do mais antigo colegiado ambiental do país, o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) e os 10 anos do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) estarão em Salvador nesta quarta-feira (29), a partir das 18h30, no Fiesta Bahia Hotel, no bairro do Itaigara, representantes de órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil, comunidades tradicionais, membros dos conselhos, entre outros.

No evento, o secretário de Meio Ambiente do Estado (Sema), Juliano Matos, vai ministrar a palestra “Os Sistemas Estaduais do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos e a Política Ambiental Integrada”. Matos salientou a honra que é para a Bahia ter o mais antigo conselho ambiental do Brasil. “Ao longo desses 35 anos, o Cepram construiu um trabalho sério, competente e inovador, resultando em uma política de gestão ambiental forte, eficaz e descentralizada”.

O seminário prevê uma reflexão sobre a transversalidade e o papel dos colegiados ambientais como Cepram, o Conerh, o Fórum Baiano de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade (FBMC), a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), os Comitês de Bacias Hidrográficas, os Conselhos Gestores de Unidades de Conservação e a Comissão Técnica Estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco).

De acordo com o secretário Juliano Matos, os conselhos priorizam o engajamento dos diversos segmentos da sociedade na elaboração de instrumentos e políticas de gerenciamentos ambientais racionais e integradas. “A idéia é atender os interesses da coletividade em prol da preservação dos recursos naturais, indispensáveis a uma boa qualidade de vida”.