O Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza até esta sexta-feira (10), no Gran Hotel Stella Maris, em Stella Maris, o II Curso de Construção Sustentável, que trará a Salvador, especialistas como o arquiteto Johan Van Lengen, autor do “Manual do Arquiteto Descalço”, o economista Edward Schwarz, representante da Holcim Foundacion, e o colombiano Simon Vélez.

A primeira edição, em 2007, houve grande afluência de participantes e representou um marco à reflexão de novas alternativas à construção civil, que não incorpora somente a escolha de materiais de baixo impacto ambiental, mas também tecnologias que permitam a plena funcionalidade das edificações sem exaurir os recursos naturais, como água e energia.

A diretora geral do instituto, Beth Wagner, abriu o evento, salientando que o caráter inovador do curso e o interesse despertado pelos temas incentivaram a participação de diversos segmentos.
“Aqui estão presentes arquitetos, representantes de ONGs, engenheiros, empreendedores, enfim, gente que se preocupa com o desenvolvimento e a sustentabilidade”, enfatizou.

O arquiteto, urbanista e professor capixaba, Fábio Co, fez palestra sobre os desafios da sustentabilidade na construção civil, enfatizando que todos “os envolvidos na área da construção devem pensar e raciocinar de forma sustentável”.

Para o economista Ronaldo Leal, envolvido com projetos sustentáveis e inscrito no curso, o evento é inovador e interessante. “Esse curso preenche uma lacuna do setor e deve continuar porque vai promover a capacitação e a qualificação dos envolvidos no setor”.

O curso disponibilizou 300 vagas para instituições públicas e privadas, que poderão incorporar esta temática na elaboração dos projetos, implantação de empreendimentos imobiliários, ensino e pesquisa, fiscalização e licenciamento.