Os 30 mil visitantes esperados no Jardim Zoológico de Salvador, neste domingo (12), Dia das Crianças, vão conhecer a nova casa dos leões e das onças pretas e pintadas que vivem no parque. A mudança inclui a substituição das grades que cercavam o local por divisórias de vidros laminados de 30 milímetros de espessura, um piso superior e uma área de escape foram criadas, para que os animais possam se abrigar nas horas de calor e no período de reprodução. O local também foi ornamento com rocha, cascatas e grutas artificiais.

De acordo com o coordenador do Zoológico, Gerson Norberto, o novo ambiente vai proporcionar conforto acústico e privacidade aos animais, semelhante ao habitat natural, além de permitir maior integração com o público. “O formato e a proporção da reforma, nos recintos dos felinos do Zôo, são inéditos no Brasil”, informou o coordenador.

Depois dos leões e das onças, será a vez de entregar as obras em mais dois recintos, das espécies suçuarana e tigre, que também terão ‘casa’ nova até o fim do ano. Os novos ambientes formarão quatro recintos, separando as espécies. “Vamos estudar o comportamento dos felinos, oferecendo um ambiente de qualidade, que permita aquisição de dados técnicos sobre essas espécies, a serem aplicados em ações conservacionistas”, explicou Norberto.

O secretário do Meio Ambiente do Estado, Juliano Matos, disse na manhã de quinta-feira (9), ao visitar as obras, que a construção dos novos recintos vai dar dignidade às espécies de mamíferos carnívoros, tornando o local um centro de lazer mais atraente. “O projeto respeita uma linguagem visual moderna, que prioriza os aspectos fisiológicos e comportamentais dos felinos”.

Novo site

Interatividade e inovação são as principais características do novo portal do Zoológico de Salvador, que também estará disponível, a partir de domingo (12), no endereço eletrônico www.zoo.ba.gov.br . Com desenho moderno e de fácil navegação, o portal vai facilitar a comunicação com o público, mantendo um canal aberto com a Secretaria do Meio Ambiente.

O novo site reúne informações sobre o censo dos animais do Zôo, nutrição animal, pesquisa e conservação, educação ambiental, quarentena, agendamento e dicas de visitação, histórico e estrutura do parque, funcionamento, informações sobre cursos, botânica entre outros. Além de vídeos, mapas e gráficos interativos, notícias e publicações do Zôo, com site trará jogos e galeria de fotos, de todo o plantel de animais do parque.