Nesta segunda e terça-feira (20 e 21), a Comissão de Avaliação do Macrozoneamento do Litoral do Estado da Bahia, composta por técnicos do Ministério da Educação e da embaixada espanhola, visita espaços em Salvador e Maragojipe para decidir o local de implantação do Centro de Referência em Navegação Marítima Pesqueiro. A Bahia disputa, com Paraíba e Rio Grande do Norte, a instalação de um dos dois centros que serão instalados no Nordeste brasileiro.

Para auxiliar a tomada de decisão e considerando a importância política, econômica e social que o centro trará ao estado, a Bahia Pesca, juntamente com Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), o Ibama, Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e o Centro Federal de Educação Tecnológica-Ba (Cefet-Ba), desenvolveram conjuntamente um trabalho técnico-científico.

O presidente da Bahia Pesca, Aderbal de Castro, destacou que a finalidade do trabalho é caracterizar recursos naturais e outras variedades ambientais. Isso a partir de pesquisas sobre os aspectos da infra-estrutura urbana, da produção de pescado, incluindo peixes, moluscos e crustáceos, dos aspectos sociais e de demanda, dos aspectos político-institucionais e da infra-estrutura da pesca, que identifiquem o melhor local para instalação do centro entre as regiões geográficas que compõem o estado.

A idéia da implantação dos centros surgiu a partir da ida de uma missão do governo brasileiro à região da Galícia, na Espanha, em setembro de 2007, onde conheceu o Instituto Politécnico Marítimo Pesqueiro do Atlântico, em Vigo, que serviu de referência para a criação do centro brasileiro.

A qualificação pessoal é o grande objetivo do centro, que realizará processos de formação educacional que envolva o ensino, a pesquisa e a extensão, conciliando o aprendizado com as atividades profissional/produtivas em navegação marítima pesqueiro.

A avaliação começa, no dia 20, às 9h, no Cefet, com a apresentação do trabalho realizado pelos órgãos mostrando o potencial da Bahia para receber um dos centros.
À tarde a comitiva visitará, de lancha, o Espaço Jequitaia, em São Joaquim, seguindo para São Roque do Paraguaçu, Maragojipe, locais propostos para a instalação do centro.

No dia 21, às 9h, uma nova visita ao Espaço Jequitaia, desta vez para conhecer as suas instalações internas. Às 11h, a comitiva segue para a Fazenda Oruabo, localizada no município de Santo Amaro da Purificação, endereço das principais atividades de pesquisa da Bahia Pesca.