Mais de 2.249 focos de incêndio foram registrados na Bahia na primeira quinzena do mês de outubro. De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), este número equivale a 27% a mais do que o ocorrido no mesmo período do ano passado, quando foram notificados 1.647 casos.

De acordo com o boletim meteorológico divulgado pelo Ingá nesta quinta-feira (16), 80% dos focos registrados nesse ano ocorreram nas regiões Oeste, São Francisco e Sudoeste, mas as queimadas também foram registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Norte.

No mês de setembro foram registrados 774 focos, o que significa um aumento de 190% de ocorrência em relação aos quinze primeiros dias de outubro.

O meteorologista do Ingá, Heráclio Alves Heráclio Alves alerta que os riscos continuam, pois além de este ser o período mais quente e seco para essas regiões, as condições de tempo continuam sendo influenciadas por uma intensa massa de ar quente e seco que cobre grande parte do Nordeste e Centro-Oeste do país. Essa condição meteorológica manterá o céu com poucas nuvens e temperaturas elevadas na maior parte da Bahia neste final de semana.

Final de semana

Para este final de semana, nas regiões Norte, Oeste, São Francisco, Sudoeste e Chapada Diamantina, essa massa de ar manterá o céu claro e os índices de umidade relativa do ar deverão variar entre 20% e 50%. As temperaturas mínimas previstas para esta sexta-feira (17), sábado e domingo deverão variar entre 21ºC e 23°C e as máximas entre 33ºC e 37°C nas regiões Oeste, São Francisco e Norte.

Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, as mínimas deverão oscilar entre 19ºC e 21°C e as máximas entre 29ºC e 32°C. Este panorama apresenta condições favoráveis à ocorrência de focos de queimadas, indicando estado de atenção nestas regiões.

Salvador e RMS

Um final de semana bom pra quem gosta de praia na capital. Segundo o Ingá, o céu deverá ficar parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas em Salvador e nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul. Essas chuvas serão mais freqüentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã, decorrentes dos ventos úmidos que sopram do oceano. As mínimas previstas para estas regiões deverão variar entre 20ºC e 22°C e as máximas entre 30ºC e 32°C.

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 2,0 e 2,5 metros de altura e devem atingir seus máximos em torno das 4 e 16 horas. As alturas mínimas deverão ocorrer em torno das 11 e 23 horas, com valores variando entre 0,1 e 0,3 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 2,0 metros.

A permanência da massa de ar quente e seco no Nordeste brasileiro reflete na redução da nebulosidade em grande parte da Região, indicando maior incidência de Radiação Solar. Na Bahia, os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV) 11 e 12 previstos para o período entre os dias 17 e 19 de outubro fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).