A programação geral da 9ª Cimeira Brasil-Portugal já está definida. A reunião de cúpula – conhecida em Portugal como cimeira – será realizada terça-feira (28), em Salvador, com as presenças dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro português, José Sócrates Pinto de Sousa, está prevista para as 10h30, no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia, no Centro Histórico. O governador Jaques Wagner será o anfitrião do evento. A última cimeira foi realizada na Cidade do Porto, em outubro de 2005.

O comércio bilateral, a crise econômica mundial, a promoção da língua portuguesa no exterior e o fortalecimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) são alguns dos assuntos em pauta. O primeiro-ministro português chega a Salvador na segunda-feira (27), no final da tarde, na Base Aérea. Ele ficará hospedado em um hotel de grupos portugueses, no Rio Vermelho.

Lula vem na terça, às 9h30, desembarcando também na Base Aérea, seguindo direto para o local do evento. Wagner recepcionará Lula, acompanhando-o até a Santa Casa.

Após a cúpula, para a qual não será permitido o acesso do público, nem mesmo da imprensa, as autoridades devem se dirigir, no final da manhã, para a capela da Santa Casa, onde assinam atos presidenciais, firmando acordos bilaterais, e fazem os pronunciamentos oficiais. Além do primeiro-ministro José Sócrates de Sousa, os ministros portugueses de Negócios Estrangeiros, Luis Felipe Amado, das Finanças e Administração Pública, Fernando dos Santos, e da Cultura, José Antônio Pinto Ribeiro, participam do evento.

Depois da solenidade na Santa Casa, as autoridades participam, às 13h, de um almoço no Palácio de Ondina, oferecido pelo governador Jaques Wagner. Às 15h, ainda na Residência Oficial do Governador, está prevista a assinatura de ato do governo brasileiro para a construção de um emissário submarino, por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

Às 16h30, as autoridades luso-brasileiras visitam o navio-escola português Sagres. O navio, que pertencia a Marinha brasileira, foi vendido para Portugal em 1972. Hoje, além de servir de treinamento para a formação de marinheiros portugueses, a embarcação viaja pelo mundo divulgando a política externa de Portugal, participando de eventos internacionais.

Depois da vista ao navio, o presidente Lula embarca para Brasília. No dia seguinte, pela manhã, será a vez do primeiro-ministro de Portugal despedir-se do solo baiano. Ainda não está definido se José Sócrates poderá incluir na concorrida agenda uma rápida visita a um ponto turístico de Salvador. No sábado (25), assessores das autoridades, organizadores do evento e representantes da Embaixada de Portugal fecham os últimos detalhes da programação.