A segunda edição do Colóquio 1808 – 2008 E o Futuro das Relações Econômicas Portugal/Brasil será realizada nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), no Tivoli Eco Resort, na Praia do Forte. O primeiro fórum foi em Lisboa, ano passado. O evento é a extensão das comemorações do bicentenário da vinda da Família Real Portuguesa à Bahia.

O objetivo do Colóquio é estreitar os laços econômicos, diplomáticos e culturais entre Brasil e Portugal, além de promover a lusofonia (conjunto de elementos culturais que caracterizam os países que falam a língua portuguesa).
O evento é promovido pelo grupo português Espírito Santo (que integra um banco, uma fundação e um centro de cultura), Governo de Portugal e Governo da Bahia.

A programação do Colóquio conta com sete painéis: Política Externa e Diplomacia Econômica, Globalização e Interdependência, Mundo Empresarial – Desafios da Economia Global, Globalização e Interdependência, O Turismo no Mundo Global e Atualidade da Lusofonia. Na oportunidade vai ser lançado o livro O Crime de Antônio Vieira ( 1940) de Pedro Calmon, reeditado pela Assembléia Legislativa da Bahia.

A abertura do evento será feita pelo governador Jaques Wagner, pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, pelo embaixador do Brasil em Portugal, Celso Marcos Vieira de Souza, pela ex-ministra da Cultura de Portugal e presidente da Espírito Santo Cultura, Maria João Bustorff, dentre outros.