Com a finalidade de estabelecer um plano de ação para cooperação técnica internacional, o médico Andrea Caprara, da Universidade La Sapieza e da Agenzia di Sanità Pubblica della Regione Lazio (Itália), visitou, nesta quinta-feira (2), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

No encontro do profissional com a superintendente de Recursos Humanos, Isabela Pinto, diretores e coordenadores da área foram discutidos os projetos, Humaniza-SUS, Permanecer-SUS e o Plano de Estadual de Formação para Trabalhadores das Urgências, que deverá envolver os hospitais Roberto Santos, Geral do Estado e Ernesto Simões Filho.

O plano de cooperação técnica com a Sesab está ligado à implementação de mecanismos descentralizados e regionalizados de gestão do trabalho, planejamento das ações de educação permanente, ordenamento dos processos de formação e pontos estratégicos na Política Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente SUS Bahia.

Caprara deverá voltar à Bahia em dezembro quando acontecerá uma oficina para debater temas da formação e a ação reflexiva educacional para trabalhadores na saúde, a partir de autores como Paulo Freire, John Dewey e David Kolb.