O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, participa nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), no Centro de Convenções da Bahia, do Seminário Auditoria do SUS/Bahia e a Articulação com as Instâncias de Controle, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Fortalecer a articulação da Auditoria do SUS com as demais instâncias de controle é o objetivo do evento, que contará ainda com a presença do secretário de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito Teixeira, e do ex-ministro da pasta, Waldir Pires.

O seminário vai possibilitar a apropriação recíproca das ações desenvolvidas pelas diversas instâncias de controle, refletir sobre os desafios da efetivação do direito à saúde no Brasil e discutir possíveis estratégias para implementar a articulação entre a Auditoria do SUS e as demais instâncias do controle interno e externo. A palestra de abertura, às 19h, de quinta-feira, será feita pelo ex-ministro Waldir Pires, sobre o “O combate às fraudes e a importância das instâncias de Controle”.

Na programação do dia 17, constam duas mesas redondas. A primeira, às 8h30min, coordenada por Débora Dourado, da Auditoria do Ministério da Saúde, vai discutir as “Ações de fiscalização no âmbito do SUS e a garantia do direito à saúde”, tendo como palestrantes, o diretor da Auditoria da Sesab, José Raimundo Mota de Jesus, a diretora da Auditoria Geral do Estado, Miriam Tereza de Freitas, e representantes do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual.

A segunda mesa redonda, marcada para as 14h30min, abordará “As ações de fiscalização no âmbito do SUS e a garantia do direito à saúde”, tendo como coordenador Raimundo Mota de Jesus, da Sesab, e como palestrantes Jorge Hage Sobrinho, Valdir Agapito Teixeira, José João Lanceiro da Palma e Maria Batista de Medeiros, ambos do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e Edmundo Baida, do Tribunal de Contas da União, além de um representante do Ministério Público Federal. O encerramento está marcado para as 18h.