Depois de 30 anos, o Hospital Estadual João Batista Caribé, o único de emergência do subúrbio ferroviário de Salvador, passa agora pela sua primeira grande reforma, acompanhada de qualificação no atendimento. Nessa primeira etapa, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (2) a nova área de atendimento de urgência e emergência, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Saúde, Jorge Solla, e da comunidade.

Além da ampla reforma da fachada, que ganhou área externa de espera e jardim, 17 novos leitos foram incorporados aos 60 já existentes, em alas separadas para adultos e crianças, que serão atendidos com critérios baseados na gravidade do estado de saúde de cada paciente.

O hospital teve também readequados o laboratório de patologias clínicas, agora com anexos e entrada independente, e as salas de exames e procedimentos médicos, como pronto-atendimento intensivo, ortopedia e gesso, consultórios, raios-x, ultra-sonografia, eletrocardiograma, assim como os serviços de nutrição e social.

No João Batista Caribé, cerca de 300 mil pessoas, numa média de 300 atendimentos diários, utilizam os serviços de ortotrauma, pediatria, clínica médica, ginecologia, obstetrícia e pequenas cirurgias. A diretora do hospital, Maria Letícia Carvalho, afirmou que o público vai perceber a diferença.

“Esta reforma é o marco da mudança da qualidade de atendimento aos usuários do subúrbio, porque estamos implantando princípios de humanização preconizados pelo SUS, como o acolhimento diferenciado”, afirmou a diretora.

Hospital Geral do Subúrbio

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com o governo federal, investe também na capacitação dos profissionais para promover a qualidade e a humanização no atendimento de emergência dos hospitais baianos.

Trata-se do QualiSUS, programa que vem, segundo Solla, incorporando novas tecnologias de atendimento, mudando a forma de abordagem ao paciente, implantando os processos de classificação de risco e triagem mais qualificada para garantir assistência de melhor qualidade.

Entre os depoimentos de moradores, que agradeceram, mas também cobraram outras melhorias na solenidade de inauguração da nova emergência, o governador confirmou a construção do Hospital Geral do Subúrbio, que já tem projeto e orçamento aprovados, só faltando para o início das obras a licença ambiental da prefeitura de Salvador.

“Está tudo pronto. Terreno e projeto regularizados e empresa licitada e contratada. Estamos somente esperando a licença da Superintendência Municipal de Meio Ambiente para começar as obras”, disse Wagner.