O anúncio da chegada de duas novas ambulâncias – uma básica e outra UTI – marcou, nesta sexta-feira (17), as atividades em comemoração ao Dia do Médico e do Anestesista, nas Obras Sociais Irmã Dulce.

Um dos novos veículos, entregue pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, servirá às unidades localizadas no Complexo Roma, enquanto o segundo, equipado com UTI móvel, será destinado ao Hospital do Oeste (HO) – também administrado pela Osid. A iniciativa faz parte de um programa de renovação da frota de ambulâncias junto às instituições de saúde no estado.

Solla destacou a revisão do contrato filantrópico entre a Osid e o Ministério da Saúde, que agora é de R$7,5 milhões por ano. Ele ressaltou também o credenciamento, junto à instituição, dos serviços de oncologia com quimioterapia e cirurgia oncológica, além do primeiro procedimento de implante Coclear realizado pelo Sistema Único de Saúde na Bahia.

"São serviços que vêm ampliar o tratamento de casos importantes, como o câncer e a perda auditiva", comentou Solla. Conhecido como ouvido biônico, o implante é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo e possibilitando ao usuário a capacidade de perceber o som.

Atualmente, existem no mundo mais de 60 mil usuários desse sistema. Durante a solenidade, houve ainda uma homenagem, prestada pela Osid aos secretários Jorge Solla e José Carlos Brito, da Secretária Municipal da Saúde.

O evento contou com a presença da superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, de gestores e profissionais de saúde das Obras, e do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Abelardo Menezes.